Como frequento Paraty desde criança, eu fico super feliz quando as pessoas vem me dizer que estão indo para lá e querem dicas. Finalmente, depois de anos, comecei a estrutura-las e saiu essa postagem... quero atualiza-la constantemente e colocar fotos... mas um passo de cada vez. Vamos lá...

Paraty é uma cidade linda: tem praia, enseadas, cachoeiras, o único fiorde brasileiro, um Centro Histórico charmoso e uma cultura caiçara que é riquíssima.

Acredito que é uma cidade que agrada várias tribos: tem barco (traineira, lancha, escuna, veleiro) para quem é do mar, tem onda pra quem é do surf (Trindade, Praia de Camburi/SP), tem cachoeira e roça pra quem é d...

Paraty tem diversas opções de restaurantes, para todos os bolsos e gostos. Italiano, tailandês, frutos do mar, pizza, carnes, hambúrgueres.. a lista é grande e apetitosa. 

Nessa última semana fui com a minha mãe no Quintal das Letras, que faz parte do grupo de investidores da Pousada Literária. Trata-se de um restaurante lindo & charmoso & bem decorado & cardápio incrível & tudo gostoso.

É aquela opção perfeita para aquele almoço com charme depois de bater perna no Centro Histórico ou um jantar mais sofisticado para comemorar uma data especial.

A escolha do prato principal não foi fácil... fiquei em dúvida entre o arroz de lulas ou o bacalhau...

Sabe aquela fome louca que dá depois de um dia todo nadando-mergulhando-pegando sol? Então, a nossa dica é o Restaurante Galeria do Engenho que fica no Centro Histórico, mais especificamente na Rua da Lapa. 

Os pratos são todos muito bem servidos e gostosos, sem nenhuma gourmetização: comida simples e muito bem feita. Steak à poivre, Steake diana, Oswaldo Aranha, espaguetti de frutos do mar... Acreditem, tudo é uma delícia. Além do mais, o preço é justo.

As fotos dos pratos eu vou ficar devendo, mas prometo bater as fotos na minha próxima passagem por lá.

Funciona todos os dias, para almoço e jantar. Dependendo do horário pode ter fila, mas costuma ser rá...

A Ilha do Pelado é uma ilhota em frente a Praia de São Gonçalo, que fica há 30 km de Paraty, na Estrada Rio-Santos, sentido Rio. 

A melhor maneira para chegar nesse paraíso é indo de carro até a Praia de São Gonçalo e pegar um dos vários barcos que fazem o translado até lá. O preço deve estar em torno de 15 reais (ida e volta). 

Atualmente a Ilha conta apenas com um bar, que super atende os esfomeados de plantão: pastel, lula, aipim etc 

E nem é preciso falar muito mais sobre a Ilha do Pelado... as imagens falam por si. 

Please reload