Nanda, vou para Paraty... me ajuda?

October 30, 2019

Como frequento Paraty desde criança, eu fico super feliz quando as pessoas vem me dizer que estão indo para lá e querem dicas. Finalmente, depois de anos, comecei a estrutura-las e saiu essa postagem... quero atualiza-la constantemente e colocar fotos... mas um passo de cada vez. Vamos lá...

 

Paraty é uma cidade linda: tem praia, enseadas, cachoeiras, o único fiorde brasileiro, um Centro Histórico charmoso e uma cultura caiçara que é riquíssima.

 

Acredito que é uma cidade que agrada várias tribos: tem barco (traineira, lancha, escuna, veleiro) para quem é do mar, tem onda pra quem é do surf (Trindade, Praia de Camburi/SP), tem cachoeira e roça pra quem é do mato, tem o centro histórico para quem gosta de agito. E também tem opção para todos os bolsos, para quem está na vibe low cost e para quem quer curtir com um pouco mais de charme.

O tempo em Paraty pode ser de um final de semana, 15 dias e tem os que acham que uma vida inteira. Vamos lá...

 

  • Passeio de Barco

 

Na minha opinião (lembra que fui criada no meio de barcos e sou engenheira naval), é o melhor programa a ser feito em Paraty. A baía é linda, tem vários cantinhos lindos. Meus locais favoritos: Ilha da Cotia (atravesse para o outro lado e experimente a sensação de chegar ao paraíso), Saco da Preguiça, Ilha do Mantimento (pertinho e bem delícia), Ilha Comprida de Dentro, Praia Vermelha, Saco do Mamanguá... eu amo.

Minha principal dica para esse programa é: FUJA das escunas. Por vários motivos. Elas são extremamente lotadas, a experiencia será confusa, você vai fazer aquele roteiro pastelão, vai se sentir em um ônibus que navega. E o pior: ela acaba com a cultura náutica caiçara, que são os barquinhos de madeira coloridinhos, as traineiras dos locais. E, acredita em mim, poder papear com quem é caiçara, que tem Paraty no DNA é gostoso demais. Mesmo que você vá em casal, acho que vale pagar mais caro e pegar uma traineira dessa.

 

  • Cachoeiras

 

Um programa ótimo para quando você quer se jogar no mato mas precisa dar um mergulho. Paraty tem algumas cachoeiras: Poço do Tarzan, Tobogã, Corisco, Pedra Branca etc. A Pedra Branca é de longe a minha favorita das que conheço. Fica na Estrada Paraty Cunha, depois da Fazenda Bananal. Você consegue ir de carro até um estacionamento dentro da propriedade e de lá faz uma trilha bem curta e fácil até a cachoeira. Eles estavam cobrando a entrada mas lembro que era algo bem barato. Google it para saber a localização exata.

Para quem tá indo com pet, fui uma vez em uma cachoeira que mais parecia um riacho e era bem agradável exceto pelo fato de estar LOTADA. Tudo bem que fui em um dia do Carnaval, mas estava tão cheia, que suspeito que seja sempre assim. É a Cachoeira do Taquari, que fica na Rio Santos, sentido Angra quando se sai de Paraty. Acho que só arriscaria se fosse em uma terça-feira fora de temporada chovendo kkk

 

  • Praias

 

Paraty não é o melhor lugar para pegar praia dessas que a gente tá acostumado, tipo estacionar, atravessar e chegar na praia paradisíaca. Pela própria formação da vegetação, tem-se muito mangue (graças a deus, berçário da fauna marinha), então muitas praias próximas da cidade, apesar de lindas visualmente, tem o fundo de lama.

Ainda assim, temos boas opções quando nos afastamos do centro..

  1. Ilha do Pelado – Ok, não é exatamente uma praia e sim uma ilha mas a logística é como se fosse. Fica em frente a Praia de São Gonçalo (uns 30 km de Paraty, sentido Angra). Tem estacionamento na beira da Rio-Santos e barcos para fazer o translado até a Ilha.

  2. Trindade – é lindo, várias praias maravilhosas, uma piscina natural paradisíaca (Piscina do Cachadaço - o acesso é por trilha saindo da Praia do Meio, passando pela Praia do Cachadaço para finalmente chegar na Piscina Natural do Cachadaço ou de barco saindo da Praia do Meio). Maasssssss, evite no final de semana. Está cada vez mais cheio.

  3. Praia do Sono – estamos entrando na parte mais roots de Paraty, a APA Cairuçu. Seu acesso se dá por trilha, saindo da comunidade de Laranjeiras, ou por barco, através do condomínio de Laranjeiras. É uma praia grande, bem mais vazia que Trindade mas já não está tão vazia como era. Se quiser ir se esconder um pouco mais, minha sugestão é caminhar a praia inteira e pegar o acesso para a trilha indo para a Praia de Antigos e Antiguinhos.

  4. Praia de Camburí – a prova viva que São Paulo não é de todo ruim. Essa praia é a primeira após a divisa na RJ/SP. O acesso se dá por carro mas o caminho não é asfaltado e o terreno é bastante irregular. Nada que seja impossível, mas se for um carro baixo e estiver cheio, pode ser que arraste bastante. Ela é bem linda, com rios desembocando no mar nos dois lados. Rola um PF bem barato no Bar do Miguel... já foi bem melhor, mas 15 reais com vista (linda!)... acho a experiencia melhor que muito restaurante do Leblon.

 

  • Cunha

 

Se você continuar na Estrada Paraty-Cunha, você chegará em... Cunha! Cunha é uma estância climática no Estado de São Paulo. Uma cidade bem pequena, com ares de roça e tem alguns pontos que podem justificar sua visita:

-              Pedra da Macela. É uma trilha íngreme. Não me lembro a quilometragem mas adianto que não é nada surreal... o relevo é asfalto/pé de moloque... bem tranquilo. Deve ser 1 hora de caminhada. A vista é linda, e voce pode ter a sorte de ver a baia de Paraty inteira ou o tapete de nuvens, ou seja, sempre cai bem. Está a uma altitude de 1.840 m Mais detalhes aqui ó https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g737070-d4082035-Reviews-Pedra_da_Macela-Cunha_State_of_Sao_Paulo.html

-              Lavandário. Nunca fui mas dizem que é lindoooo. Mais detalhes aqui: https://lavandario.com.br/lavandario-informacoes/

-              Queijos. Nossa, tem uma mozzarela chamada “nozinho” lá que é uma delicia. Vende no mercado, padaria...

 

 

  • Centro Histórico

 

Dispensa comentários. Para andar e se perder e se achar e tomar sorvete e comprar uma cachacinha. Ande sem pressa, olhando para baixo para não torcer o pé.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts

November 13, 2016

Please reload

Archive

Please reload

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon